sábado, 10 de outubro de 2015

Olhar de burca


 Olhar de burca
 
A tentativa de interpretar um olhar
 
A foto despretensiosa em exibir um olhar, mostrou mais do que um livro, que supostamente estaria lendo. Despertou uma imagem tal qual olhos à espreita, pela fresta de uma burca. Olhos que buscam as imagens do lado de fora. Tinha a intenção de mostrar o livro, e talvez o momento de estar lendo, mas tinha uma câmera para focar e disparar, congelando um momento. E resultou uma imagem, talvez não esperada, que alguém tentasse interpretar.

A pose escolhida deixou os olhos como ponto principal, o primeiro ponto para olhar, o seu olhar. E ficou com os lábios escondidos. Lábios que fariam um par com o olhar dando novas imagens, maiores detalhes para interpretar. Lábios que não estavam tristes, pois não foram denunciados pelo olhar. E ficou como que um desafio para quem a foto olhar, observar, procurar detalhes. A tentativa de interpretar. Não houve como escapar. A máquina capturou uma imagem e a imagem impressa, capturou um desejo de interpretar. Apenas tentar, tudo interpretado pode ser negado pela dona do olhar.

Diante um livro impresso cheio de palavras, o Livro de Palavra, de João Andrade, ficou uma visão do observador direcionada a expressão de seus olhos, no texto fotográfico impresso. O ponto de fuga da imagem destinou-se aos seus olhos, e não deu para fugir do seu olhar. O que seria o ponto de fuga de um desenho, tornou-se um ponto de atração para uma tentativa de interpretação. E ficaram duvidas no ar. O que se passava como imagens ou pensamentos, naquela mente, naquele momento? Qual era seu intuito, a sua intenção? Embora fosse um livro aberto, seu olhar não se dirigia as páginas escolhidas para posar.

E seus olhos estavam abertos para aprofundar o olhar sobre a imagem resultante. Um rosto parcialmente despido por um véu, ou uma burca estampada. Talvez tenha acontecido a intenção de repetir o desenho estampado. Um rosto ultrapassando um vitral. E seu olhar ultrapassando a imagem.

Esclera límpida e pupila tendendo a midríase, em função da pouca iluminação do local. O disparo do flash ficou registrado em cada um dos seus olhos compondo o seu olhar. Não houve tensão registrada pelos músculos da testa. Sobrancelhas bem delineadas e bem definidas, dão a ideia do cuidado com o olhar. Fundo praticamente liso e quase todo branco, excluído por talvez uma moldura, talvez uma pequena janela. A proximidade de uma parede, denota que não queria interferências, não esperadas e não calculadas no fundo da pose escolhida.
 
RN 10/10/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário